Brasil – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comentou nesta segunda-feira (27) a demissão do jornalista Alexandre Garcia da CNN Brasil. A fala de Bolsonaro aconteceu durante um evento na Caixa Federal.

Garcia, abertamente apoiador do presidente, foi desligado da emissora após defender mais uma vez o chamado “tratamento precoce” contra Covid-19, que consiste no uso de medicamentos sem eficácia comprovada, incluindo cloroquina e ivermectina.

“Assistimos na semana passado algo estarrecedor. Uma grande rede de televisão, num quadro conhecido como ‘liberdade de opinião’, um famoso jornalista foi demitido por sua opinião. Não tem coisa mais absurda do que isso. Para onde estamos caminhando?”, questionou Bolsonaro, que desde o início da pandemia faz defesa e propaganda da cloroquina.

Durante a participação de Alexandre Garcia “Liberdade de Opinião”, dentro do jornal “Novo Dia”, na última sexta-feira (24), ele disse que remédios sem eficácia comprovada teriam salvo milhares de vidas. Na fala que levou à demissão de Garcia, o jornalista afirmou que “essa questão de eficácia comprovada a gente só vai saber daqui uns 3 anos, agora tudo é experimental. E enquanto tudo é experimental, só o tempo dirá. Não existe teste de laboratório que supere e teste no ser humano. Então o ser humano está sendo testado numa nova doença, num novo tratamento, numa nova vacina, e nós só vamos saber disso daqui uns 3 anos”.

A afirmação de Garcia é falsa porque vários estudos já foram realizados por cientistas de todo o mundo e em todos houve a reprovação do “tratamento precoce”. Os especialistas reiteradamente apontam que o único caminho para uma não-infecção é o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social, além da vacinação que previne quadros graves em caso da doença e diminui os riscos de óbito.

Em nota, a CNN Brasil declarou que “reforça seu compromisso com os fatos e a pluralidade de opiniões”, mas afirmou que respeita a Ciência.