MUNDO – O pica-pau-bico-de-marfim, pássaro que inspirou o personagem de desenho animado Pica-Pau, deve ser declarado extinto. Ele e mais 22 seres da natureza serão removidos da lista de espécies ameaçadas de extinção pelo Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos Estados Unidos nesta quarta-feira (29), as informações foram divulgadas pela imprensa norte-americana.

Segundo o New York Times, a lista inclui 11 pássaros, oito mexilhões de água doce, dois peixes, um morcego e uma planta. A agência de notícias Associated Press informa que cientistas do governo esgotaram os esforços para encontrar as 23 espécies. Os pesquisadores ainda alertam que as mudanças climáticas, somadas a outras pressões, pode tornar tais extinções cada vez mais comuns.

“Cada uma destas 23 espécies representa uma perda permanente da herança natural de nossa nação e da biodiversidade global”, disse Bridget Fahey, que supervisiona a classificação de espécies do Serviço de Peixes e Vida Selvagem, segundo citação do NYT. “E é um lembrete desalentador que a extinção seja uma consequência da mudança ambiental causada pelos humanos”, acrescentou Fahey.

As causas que levam a tais desaparecimentos variam desde desenvolvimento excessivo a poluição da água, passando pelo desmatamento, caça de pássaros por penas e animais capturados por colecionadores ilegais. Em todas as situações, os humanos foram a causa final.