BRASIL – O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na noite desta terça-feira (28) que a economia brasileira está “bombando” e “voando”. A declaração de Guedes ignora os indicadores econômicos vacilantes, apontados por institutos e especialistas.

“O Brasil está bombando, esses 5,5% [de crescimento] não é brincadeira. E os mesmos que previram que o Brasil iria cair 10% e caiu 4%, que previram o Brasil iria ficar lá embaixo e voltou em V, que previram que esse ano não iria ter crescimento e nós vamos crescer 5,5%, eles estão fazendo rolagem da desgraça. Desgraça agora é o ano que vem, ano que vem o Brasil não vai crescer nada. Vão estar errados de novo”, disse Guedes.

O ministro participou do V Fórum Nacional do Comércio, promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Paulo Guedes afirmou que “essa ideia de que o Brasil não vai crescer no ano que vem é política, é blá blá blá. Nós voltamos em V. Eu acho que a economia está voando. Ela está vindo com força, os juros vão subir um pouco, para tentar frear a inflação, mas as duas coisas são indissociáveis, o crescimento está contratado”

O Brasil conta hoje com mais de 14,4 milhões de desempregados, uma inflação de dois dígitos no acumulado em 12 meses. A situação econômica em meio à dificuldade de lançar o Auxílio Brasil, inclusive, já faz com que o governo tenha passado a discutir a possibilidade de prorrogar o auxílio emergencial

Ao comentar o número de desempregados, Guedes disse que “do fundo do poço até hoje, criamos 3 milhões de empregos”, e sobre a inflação, o ministro reconheceu a subida, mas culpou o Banco Central pela situação, “a inflação está subindo? Gaveta 18, BC independente, é o gato que caça esse rato”, declarou.

Paulo Guedes aproveitou para reafirmar aos empresários que as reformas econômicas serão mantidas pelo governo federal, mesmo com a dificuldade aprovar os projetos da reforma tributária e administrativa no Congresso, além dos projetos de privatizações. “Não vamos parar, vamos seguir fazendo reformas até o último dia”, afirmou.

De acordo com projeções do mercado compiladas pelo mais recente boletim Focus, divulgadas na última segunda-feira (27), o índice oficial de preços do país, o IPCA, deve chegar a 8,45% em 2021; a desocupação deve fechar em 13% e o avanço do PIB deve ser de 5,04%.