BRASIL – O Ministério da Saúde anunciou hoje (30) o início da Campanha Nacional de Multivacinação, que disponibilizará, em 45 mil postos de vacinação localizados em todo o país, 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba.

Durante a cerimônia de lançamento da campanha, que se estenderá por todo o mês de outubro, autoridades destacaram o papel importante que pais e responsáveis têm para o sucesso da campanha com público-alvo de crianças e adolescentes até 15 anos. Também foi expressa preocupação com a queda nos índices de vacinação que vêm sendo observados desde 2015. Segundo eles, esse movimento é explicado pela disseminação de notícias falsas (fake news) e pela atuação de grupos antivacinas.

“A campanha publicitária é importante e urgente, porque temos de combater de forma dura as fake news e o movimento antivacina que vem estimulando a população a não procurar a vacina e, assim, ficar desprotegida”, ressaltou Wilames Freire, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Rodrigo Cruz, ministro interino da Saúde, reiterou que a pandemia mostrou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), “o Brasil tem cultura de vacinação, e isso tem se mostrados nos números da covid-19, em um patamar de 60% vacinados com as duas doses. Temos agora 30 dias para vacinar nossas crianças com idade de até 15 anos. São vacinas seguras, e a gente incentiva que os pais levem as crianças para que possamos erradicar essas doenças”, disse.