Brasil – De acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no dia 17 deste mês, 79% dos homossexuais e bissexuais rejeitam a possibilidade de votar em Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições de 2022. Na pesquisa, este aparece como um dos principais grupos com a menor probabilidade de reeleger Bolsonaro. Em seguida, estão os jovens (70%), moradores do Nordeste (70%), população negra (67%) e as mulheres (64%).

Jair Bolsonaro atingiu a maior rejeição desde o início do mandato. Segundo O Datafolha, seis em cada dez brasileiros (59%) não votariam nele “de jeito nenhum” para as eleições de 2022. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de setembro de 2021 e ouviu um total de 3.667 pessoas com mais de 16 anos em 190 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Das mais de 3 mil pessoas entrevistadas, 3% dos homens se declaram homossexuais e 3% bissexuais; já as mulheres, 3% homossexuais e 2% bissexuais. Nesses perfis entrevistados, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 66% das intenção de votos, enquanto Bolsonaro é citado por apenas 7% das respostas.

Em um eventual segundo turno, Lula aparece liderando a disputa com 56% de vantagem sobre Bolsonaro. O petista também aparece como o principal candidato presidencial entre homossexuais e bissexuais em todos os cenários de segundo turno cogitados. Lula supera as intenções de votos sobre João Doria (PSDB), que tem 15% das respostas, e de Ciro Gomes (PDT), que aparece com 26% das intenções de voto.

Já Bolsonaro perde em todos os possíveis cenários de segundo turno. Contra João Dória (69%), Jair tem apenas 14% dos votos. Ao enfrentar Ciro Gomes, Bolsonaro soma os mesmos 14%, enquanto o possível candidato a presidência pelo PDT ,tem 73% das intenções de voto.

É possível conferir o levantamento completo em Intenção de Voto Presidente 2022.