BRASIL – O ex-presidente Lula declarou nesta quarta-feira (29), que o Partido do Trabalhadores (PT) “tem defeito”, “não presta em algumas coisas”, e que é “preciso consertar”. A fala de Lula aconteceu durante um evento da Escola Nacional de Formação do PT realizado virtualmente. As informações são da revista Veja.

Apesar da crítica, o ex-presidente não indicou quais seriam os pontos a serem consertados. “O PT tem todos os defeitos que a gente quer que ele tenha. Assim como a minha companheira Maria Hermínia Tavares diz, ‘o PT tem defeito, não presta em algumas coisas, mas é o meu partido’. E, se tem defeito, eu vou consertar e fazer ser perfeito. O que não posso é abandonar a cada tropeço”, afirmou Lula.

Ele ainda fez uma indicação de qual deverá ser o discurso adotado pelo partido para a campanha eleitoral de 2022, com um aceno claro às bases do PT. “O PT não tem que ter medo de falar a linguagem do pobre, do negro, do índio, do desempregado, da classe média operária, da classe média bancária, do profissional liberal. A gente não tem que ter medo de defender essa gente. Se a gente começar a achar que a gente tem que ter discurso mais sofisticado, a gente vai virar um partido comum, e a gente vai acabar”, finalizou o líder das pesquisas eleitorais.