AMAZONAS – O mês de setembro de 2021 finalizou com o menor número de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os boletins epidemiológicos da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), foram registrados 28 óbitos ao longo dos trinta dias do mês. Em comparação ao segundo pico da pandemia, ocorrido em janeiro, o estado 3.586 mortes naquele mês.

Os casos infecção também diminuíram, setembro encerrou com 2.154 diagnósticos positivos para o novo coronavírus em todo o Amazonas. Em janeiro, foram 66.381 casos da doença, havendo dias em que mais de 5 mil casos eram registrados em 24 horas.

Durante dez dias (não consecutivos) de setembro, o Amazonas não registrou mortes. Esse é outro dado animador que mostra a ação das vacinas e a importância da imunização por parte da população, desde o início da pandemia não havia registro de tantos dias sem óbitos no estado.

“Setembro é o mês com maior número de dias sem registro de óbitos, com o menor número de casos positivos da doença. O avanço e a adesão da população à campanha de vacinação contra Covid-19 nos incentivam a continuar e entendendo que a vacina é a ferramenta mais eficiente que contamos nessa luta por dias melhores”, avaliou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

O último boletim da FVS-RCP, aponta que desde o início da pandemia o Amazonas contabiliza 426.435 casos e 13.723 óbitos pela doença.