BRASÍLIA – A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados e a Comissão de Assuntos Econômicos aprovaram nesta terça-feira (5) a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para explicar ao Congresso suas movimentações financeiras no exterior através de offshore em paraíso fiscal.

Guedes abriu uma offshore, em 2014, nas Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe, e, com a alta do dólar, valorizou o seu patrimônio em pelo menos R$ 14 milhões de 2019 em diante.

Em nota, o Ministério da Economia afirmou que a participação de Guedes na empresa offshore foi declarada à Receita Federal.

A presença do ministro é obrigatória na Câmara e foi proposta pelos deputados Kim Kataguiri (DEM-SP) e Paulo Ramos (PDT-RJ). Já no Senado foi aprovado um convite, no lugar da convocação solicitada pelos senadores Jean Paul Prates (PT-RN) e Paulo Rocha (PT-PA) – deixando Guedes livre para aceitar ou não.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que também manteve conta no exterior, não foi incluído na convocação dos deputados, mas também foi convidado a prestar esclarecimentos aos senadores.