BRASIL – O jogador William Ribeiro, do São Paulo-RS, agrediu o árbitro Rodrigo Crivellaro em partida da Série A2 do Campeonato Gaúcho, na noite desta segunda-feira. Crivellaro ficou desacordado e precisou ser levado às pressas para um hospital em Venâncio Aires, na região central do Rio Grande do Sul. Ribeiro foi detido pela Polícia Militar ainda no local.

A agressão ocorreu aos 15 minutos segundo tempo da partida entre Guarani, de Venâncio Aires, e São Paulo, de Rio Grande, no Estádio Edmundo Feix. As imagens da transmissão da FGF TV mostram o meia William Ribeiro, do São Paulo, acertar um chute na cabeça de Crivellaro, já caído no chão.

O juiz fica imóvel após sofrer a agressão, e jogadores das duas equipes imediatamente chamam atendimento médico.

Assista ao vídeo:

Segundo informações divulgadas no Twitter do São Paulo-RS, o ato de violência ocorreu momentos após o Guarani abrir o placar, mas o motivo não fica claro. O juiz saiu desacordado do local em uma ambulância. A partida foi suspensa.

Levado ao Hospital São Sebastião Mártir, na mesma cidade, o árbitro estava consciente mas ainda em atendimento médico por volta das 23h, segundo apurou o ge. Já o jogador foi detido ainda no estádio e levado por uma viatura da Polícia Militar para prestar esclarecimentos.

Desdobramentos

Segundo o delegado Vinicius Lourenço de Assunção, responsável por autuar o jogador William Ribeiro por tentativa de homicídio, não houve dúvida de que o atleta assumiu o risco de tirar a vida do árbitro e por conta disso foi preso em flagrante. Se condenado, ele pode pegar de 12 a 30 anos pelo crime qualificado. No entanto, de acordo com o delegado, como o árbitro não morreu, William teria de um a dois terços da pena reduzida.

“Segundo a médica, o árbitro apresentava um discurso confuso. Ele correu risco seríssimo de lesão na coluna cervical e cabeça. Por conta disso, decidi pelo crime de tentativa de homicídio. Quando você chuta a cabeça de alguém deitado, você assume o risco de matá-lo. (O jogador) Será autuado no artigo 21, além de se tratar de um motivo fútil, não é razoável alguém agredir dessa forma por conta de futebol, ainda mais contra o árbitro, que é autoridade. Será autuado pela tentativa de homicídio. Está na Polícia Civil e será encaminhado ao presídio local de Venâncio Aires”, informou a autoridade.

Em nota oficial, o São Paulo-RS pediu desculpas ao árbitro e seus familiares e anunciou a rescisão sumária do contrato com o agressor.