BRASIL – A São Clemente, escola de samba do Rio de Janeiro, anunciou o seu samba-enredo para o Carnaval 2022. Com agremiação irá homenagear o ator e humorista Paulo Gustavo, falecido em maio deste ano, aos 42 anos, vítima da Covid-19. A letra do samba “Minha Vida é Uma Peça” faz referência às obras de sucesso do comediante, além de citar o amor vivido por Paulo e Thales Bretas, e os dois filhos do casal, Romeu e Gael. As informações são do site Terra.

“Dona Hermínia mandou avisar que pode / Brincar na avenida e dizer no pé / Mulher com mulher tudo bem / Homem com homem também / O negócio é amar alguém’”, diz um trecho, citando a personagem mais famosa do humorista.

Paulo Gustavo foi uma voz importante contra a homofobia e na defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 1999, quando ainda não era famoso, Paulo estampou a capa da revista gay “Sui Generis” ao lado do seu então namorado. Depois de estourar nacionalmente, o humorista utilizou seu espaço na televisão para combater o preconceito através do riso.

Em março de 2019, Paulo Gustavo chorou ao falar de sua sexualidade em uma conversa com Ana Maria Braga no Mais Você, da Rede Globo. Esse assunto de eu ser gay e passar por tudo isso… Tenho uma mãe, uma família maravilhosa que me aceita. Sei que não é a realidade de todo mundo, mas acho que através do meu trabalho tento transformar as pessoas”, disse o humorista.

Se a pandemia permitir, os desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio ocorrerão nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2022. Pelo cronograma já estabelecido, a São Clemente será a quarta agremiação a entrar na Sapucaí, à 0h30 de domingo. Em 2020, último desfile de carnaval antes da pandemia, a São Clemente ficou em 10º lugar com o enredo “Conto do Vigário”, no qual o humorista Marcelo Adnet interpretou uma versão satírica do presidente Bolsonaro.