De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), de sexta-feira (8) a sábado (9), 11.165 pessoas deixaram Manaus utilizando embarcações e veículos (entre ônibus, micro-ônibus, vans e similares) que operam no serviço de transporte rodoviário e hidroviário intermunicipal de passageiros.

O reforço nas fiscalizações ocorre até a terça-feira (12), Dia de Nossa Senhora de Aparecida. A estimativa é que até a data 25 mil pessoas deixem a capital amazonense utilizando os modais vistoriados pela Agência Reguladora.

De acordo com levantamento da Arsepan, 4.101 passageiros deixaram a capital, sendo a maior saída registrada, com 1.010, no sábado (9), no Terminal Rodoviário Engenheiro Huascar Angelim (Rodoviária de Manaus), bairro Flores, zona centro-sul.

Ao todo, 334 veículos foram fiscalizados pela Arsepam nos quatro postos fixos desse modal, sendo os municípios de Itacoatiara, Manacapuru e Iranduba os mais procurados pela população.

No hidroviário, 7.064 pessoas deixaram Manaus em direção a outros municípios do estado. A maior saída foi anotada no sábado (9), com 2.704, no Porto da Ceasa, Distrito Industrial, zona sul de Manaus. Ao todo, 201 embarcações foram fiscalizadas em três pontos de atuação da Arsepam, sendo os destinos Careiro da Várzea, Tefé e Coari os mais procurados por quem utilizou esse modal.