Brasil – Ao chegar ao Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba, na tarde desta terça-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) caminhou e cumprimentou a multidão que se concentrou nos arredores da Basílica, no dia da padroeira do Brasil.

Para conter a multidão, policiais militares precisaram fazer um cordão de isolamento ao redor de toda a comitiva do presidente, que percorreu parte do trajeto a pé, e outra parte, de carro com abertura no teto.

Ao longo da caminhada, Bolsonaro foi saudado por gritos de “mito”, em apoio, mas também houve vaias e xingamentos. No vídeo transmitido pela própria equipe do presidente, Bolsonaro é chamado de “genocida”, “ladrão” e “assassino”. Houve ainda gritos de “Fora, Bolsonaro”.

Após a cerimônia, o presidente foi até à praça, em frente à igreja e, ao lado do arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, também acenou para os fiéis que se concentravam do lado de fora da Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

De máscara, Bolsonaro cumprimentou o público. Na missa, o mandatário fez a primeira leitura bíblica, do Livro de Ester, que compõe o Antigo Testamento, e a Consagração a Nossa Senhora Aparecida.