Em Manaus, redes de supermercados DB e Nova Era continuam cobrando pelo valor das sacolas plásticas. Internautas fizeram a denúncia ao portal, após fazerem compras e na nota de comprovação está vindo o valor delas.

Vale relembrar que nessa quinta-feira (14) a entrega gratuita de sacolas plásticas no comércio de Manaus foi autorizada por mais um ano. A prefeitura da cidade decidiu proibir a distribuição a partir do dia 20 de outubro de 2022.

A alteração da Lei nº 485/2021 foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nessa quarta-feira (13). As mudanças começaram a valer nessa quinta-feira. Mas ao contrário do divulgado pela prefeitura, as redes de supermercados de Manaus continuam cobrando pelo valor, mesmo após a proibição.

Somente a partir do dia 20 de outubro de 2022 que os estabelecimentos comerciais deverão distribuir gratuitamente sacolas biodegradáveis e retornáveis. E em 2023, passa a ser proibida a distribuição e a venda de sacolas de qualquer tipo. Segundo o parágrafo 2º, a vedação aplica-se a estabelecimentos de quaisquer portes, a partir do termo determinado.