BRASIL – O presidente Jair Bolsonaro perdeu eleitores que votaram nele no segundo turno das eleições de 2018 para o ex-presidente Lula. É o que constatou pesquisa Genial/Quaest divulgada na quinta-feira 14.

De acordo com o levantamento, 52% dos que escolheram o ex-capitão repetiriam hoje o voto nele; 21% migrariam para o petista e outros 12% dizem que votaria em branco, nulo ou ainda não sabem dizer.

“Se no primeiro turno das eleições de 2018 Jair Bolsonaro teve 46% dos votos válidos, a 4º rodada da pesquisa Genial/Quaest mostra que seu desempenho hoje seria bem pior. Bolsonaro não passaria dos 30% de votos válidos”, escreveu nas redes sociais Felipe Nunes, diretor do instituto.

“Os dados da pesquisa mostram que apenas 52% daqueles que votaram em Bolsonaro no segundo turno de 2018 votariam outra vez no presidente, ele perdeu metade da base”, acrescentou.

A pesquisa mostra ainda que, entre os que votaram em Fernando Haddad (PT) no segundo turno de 2018, 79% votariam em Lula e apenas 1% em Bolsonaro. Outros 12% escolheriam Ciro Gomes (PDT), 3%, João Doria (PSDB), e 5% votariam branco ou nulo.