Manaus – O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou nesta sexta-feira (15), a primeira unidade do projeto de alimentação à população em vulnerabilidade social, “Prato do Povo”. O novo restaurante popular irá atender 500 pessoas por dia, residentes do conjunto habitacional Viver Melhor, no bairro Lago Azul, zona Norte, e mais 10 restaurantes estão previstos para o próximo ano.

“Mais uma promessa de campanha que a gente cumpre ainda no primeiro ano de mandato. A nossa meta, para esse primeiro e segundo ano, são 10 restaurantes como esse e vamos perseguir essa meta, melhorar a questão alimentar na cidade.  Lembrando que o Viver Melhor, onde está sendo inaugurado o primeiro Prato do Povo, é maior do que ao menos 30 municípios do interior do Estado, e estamos dando toda a atenção que essa população tanto precisa”, enfatizou o prefeito David Almeida.

Durante a inauguração do restaurante popular, o chefe do Executivo Municipal anunciou diversas melhorias que deverão alcançar o conjunto Viver Melhor, como a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) porte 4 – “Mini hospital” -, a reforma de uma creche municipal, inauguração de um novo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), um Conselho Tutelar, e uma feira municipal.

O “Prato do Povo” é um equipamento social, da gestão municipal, voltado à segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social, inclusive, agravada pela pandemia do novo coronavírus, em razão de suas dificuldades econômicas.

David Almeida salientou a questão orçamentária da gestão pública que, apesar de reduzida em relação ao ano anterior, tem sido possível avançar, graças à fiscalização e à administração do orçamento.

“Temos um orçamento bem menor daquilo de que nós tínhamos necessidade e, ainda assim, nós estamos cumprindo as nossas promessas de campanha, e até criando coisas novas para o avanço e melhorias na cidade de Manaus”, salientou o prefeito.

As refeições, servidas em buffet, com ambiente climatizado, são comercializadas pelo valor simbólico de R$1 e apresentam o devido acompanhamento nutricional, assegurando o direito de uma alimentação adequada aos mais necessitados.

“Estamos buscando a questão da segurança alimentar, inclusive com a inauguração de mais 10 restaurantes como esse, em 10 bairros diferentes, que são vazios assistenciais, entre esse ano e o ano que vem”, complementou Almeida.

A titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Jane Mara Moraes, responsável pela administração do espaço, destacou a importância do projeto e a ajuda às famílias necessitadas.

“Estamos vindo para a área da zona Norte, pois, no levantamento que fizemos, identificamos famílias em extrema vulnerabilidade social, agravadas pela pandemia e a crise que se instalou por essa razão. Temos também as seis cozinhas comunitárias, diferentes do restaurante, onde é preciso pagar R$1 para ter acesso, mas são ambos instalados em áreas vulneráveis de Manaus”, explicou a secretária.

Serviço 

Funcionando de segunda a sexta-feira, o Prato do Povo – Viver Melhor Etapa 1 irá fornecer diariamente 500 refeições e passou a operar logo após a inauguração.

Por conta da crise sanitária, uma série de medidas de segurança e de higiene foram adotadas, como o controle do acesso dos usuários no momento da retirada dos alimentos, além da orientação e ordenamento das filas, e o incentivo à utilização do álcool em gel e máscaras.

Assistência Social

A primeira unidade do “Prato do Povo” soma-se às seis cozinhas comunitárias que oferecem juntas mais de 1,2 mil refeições diariamente.

UNIDADE PANAIR:

Endereço: Rua Beira Mar, nº 10, Educandos.

 

UNIDADE COLÔNIA OLIVEIRA MACHADO:

Endereço: Travessa Francisco de Queiroz, s/nº, Colônia Oliveira Machado.

 

UNIDADE VILA DA FELICIDADE:

Endereço: Rua São Sebastião, s/nº, Comunidade Vila da Felicidade, Ceasa.

 

UNIDADE COLÔNIA ANTÔNIO ALEIXO:

Endereço: Rua Padre Mário, nº 21, Comunidade 11 de Maio, Colônia Antônio Aleixo.

 

UNIDADE SANTO AGOSTINHO:

Endereço: Rua Jerió, s/nº, esquina com rua Jerusalém, Santo Agostinho.

 

UNIDADE VAL PARAÍSO:

Endereço: Ramal Nova Esperança, s/nº, Valparaíso.