BRASIL – O vice-presidente Hamilton Mourão (PRBT) disse, na manhã desta segunda-feira (25), na chegada ao Palácio do Planalto, não acreditar que o julgamento de duas ações que pedem a cassação da chapa com Jair Bolsonaro (sem partido) tenha consequência grave. A apreciação do processo será nesta terça-feira (26).

“Não vai acontecer nada. Ou alguém vai pedir vista para continuar segurando a espada de Dâmocles na nossa cabeça ou seremos inocentados, porque as acusações que estão sendo colocadas ali não procedem”, disse o general.

Dâmocles era conselheiro da corte de Dionísio, tirano de Siracusa, no século IV a.C. A expressão “espada de Dâmocles” remete a um episódio em que a arma fica sobre a cabeça do conselheiro, presa por uma crina de cavalo, e significa o perigo sempre presente, principalmente em relação ao cargo que se ocupa.

Na semana passada, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcou a discussão da pauta oficialmente para a terça-feira. Os processos dizem respeito a uma suposta contratação de serviço de disparos em massa durante a campanha eleitoral de 2018.

O colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, antecipou a informação a noticiar que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) havia sido comunicado sobre o andamento das ações e a data da análise.