RIO DE JANEIRO – Os estudantes da rede estadual, Victor de Lima Braga e Samuel Torres, conquistaram, no sábado (30), as medalhas de ouro e bronze no wrestling, respectivamente, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), no Rio de Janeiro.

Além da dupla, o aluno da rede municipal, Jhonata Sabá, venceu a disputa pelo terceiro lugar e trouxe medalha para o Amazonas.

De acordo com o professor Ronaldo Barreto Antony, coordenador de esporte na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e convidado pela delegação para ser oficial nos jogos, esse é um momento de grande aprendizado na vida dos alunos.

Com apoio do Governo do Estado, em parceria com a Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade), 217 estudantes da rede estadual de ensino participam da competição, que segue até o dia 5 de novembro.

Aluno da Escola Estadual Osmar Pedrosa, Victor de Lima Braga, de 14 anos, foi o campeão na categoria Médio. Bastante feliz com a conquista, ele detalhou um pouco das mudanças que fez em sua rotina focando os JEBs.

“Foi um mês inteiro de treino, balanceando ainda a alimentação e o descanso. É muito emocionante conquistar o ouro, estou representando o Amazonas”, contou o lutador de wrestling.

Já Samuel, da Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira (CMPM 6), começou a treinar wrestling há aproximadamente um mês. Com o resultado positivo, ele vai investir na modalidade.

“Estou muito feliz. Nada mal para a minha primeira luta competindo. Definitivamente vou continuar”, afirmou.

O estudante derrotou o representante do Amapá, na categoria Pesado. “É uma sensação muito boa, valeu a pena todo o esforço e dedicação”, finalizou.

Do total de 17 modalidades oficiais, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.