MANAUS – Como parte do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+), o Governo do Amazonas vai construir 648 unidades habitacionais.

Lançado pelo governador Wilson Lima, o novo programa, com contrato já aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), beneficiará 60 mil pessoas na zona leste de Manaus, com obras de urbanização, construção de novos conjuntos habitacionais, saneamento básico e drenagem urbana.

Parte dessas unidades habitacionais será construída em áreas desapropriadas em gestões anteriores e que estão sem uso, proporcionando considerável economia de recursos aos cofres públicos.

O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, explica que com o uso de áreas desapropriadas, o Governo não precisará mais arcar com indenizações e demolições e com a preparação do solo para as construções.

O Prosamin+ prevê a construção de unidades habitacionais nas zonas leste e sul de Manaus. Na zona sul, estão previstos 104 apartamentos, divididos em 13 blocos, que serão erguidos em áreas desapropriadas próximas ao Igarapé do Quarenta, no bairro Cachoeirinha, e nas proximidades da Avenida General Rodrigo Otávio, no bairro do Japiim. Na zona leste, serão 68 blocos e mais 544 apartamentos.  

Na capital, o programa vai representar a continuidade das intervenções e requalificações iniciadas pelo Governo do Amazonas nas bacias do Quarenta, Educandos e São Raimundo, deslocando o eixo das suas ações, pela primeira vez, para a zona leste e, futuramente, em outras etapas, na expansão para o interior do estado.