BRASIL – O Brasil ultrapassou, na segunda-feira (15), os Estados Unidos na porcentagem de pessoas com a vacinação completa contra a Covid-19.

De acordo com dados do Consórcio de Veículos de Imprensa*, o Brasil tem 58,87% da população totalmente imunizada contra o coronavírus. Ou seja, com a aplicação das duas doses ou dose única da vacina.

Por outro lado, segundo a plataforma Our World in Data, os Estados Unidos estão com 57,62% da população totalmente imunizada contra a Covid. De acordo com o cientista Eric Topol, diretor do Scripps Research Translational Institute, outros 55 países além do Brasil ultrapassaram os Estados Unidos nas taxas de imunização completa.

Os dados sobre a primeira aplicação mostram que, no Brasil, 16,1% da população receberam apenas uma dose da vacina. Nos Estados Unidos, a taxa é de 9,9% da população vacinada com o primeiro reforço.

No país norte-americano, a imunização contra a Covid-19 teve início em 14 de dezembro de 2020, com a aplicação de vacinas da Pfizer. No Brasil, a campanha foi iniciada em 19 de janeiro, com o imunizante Coronavac, fabricado pelo Instituto Butantan.

* O Consórcio de Veículos de Imprensa é composto por G1, O Globo, Extra, Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e Uol.