MANAUS – Beneficiários do Auxílio Estadual Permanente, que estão impossibilitados de comparecer aos postos de distribuição do cartão, podem receber o benefício em casa. O Governo do Amazonas, por meio das equipes responsáveis por cada posto, garante, por meio da ação, que todos os 158 mil beneficiários da capital recebam o auxílio mensal de R$ 150.

A iniciativa foi adotada após as equipes perceberem a necessidade de atender beneficiários recém-operados, pessoas com deficiência (PcD), pessoas com comorbidades, idosos e outros grupos que, por algum motivo, não conseguiram comparecer aos nove postos espalhados pela capital.

O coordenador Daniel Martins explicou que, como a regra diz que ninguém pode entregar o benefício para terceiros, mesmo com procuração, surgiu a necessidade de atender essas pessoas. “Montamos uma equipe, com técnico e assistente social, para fazer o registro legal, acompanhar, e o motorista. Eles foram em uma casa e não parou mais”, afirmou

Para receber o auxílio em casa, segundo o coordenador, é preciso comprovar, por meio de documentos ou laudo médico, que o beneficiário está impossibilitado de se deslocar até o posto de distribuição.

A moradora do bairro da Compensa 3, Edilene Mesquita, de 31 anos, faria a retirada do cartão no dia 13 de novembro, mas não pôde sair de casa com o filho Ryan, que possui Síndrome Costello e toma medicação intravenosa.

“Eu não posso sair de casa, porque eu não tenho quem fique com o meu bebê especial, então para todos os lugares que eu vou eu tenho que levar ele, e às vezes é muito difícil. Ele também acabou de sair de um quadro de infecção muito grave, e não tinha condições mesmo de eu ir pegar o meu cartão” explicou a beneficiária.

Para não perder o benefício, Edilene pediu ao marido que fosse até o CCF Magdalena Arce Daou para verificar como ela poderia receber o cartão.

“Pegaram minha documentação, tudo direitinho, e falaram que iam entregar em casa. Vai me ajudar comprando alimento, vai ser uma benção, glória a Deus por isso. Vou já ver onde passa o meu cartão e já vou vir com o meu ranchinho garantido”, relatou.