Brasil – A Prefeitura de São Paulo passou a emitir na terça-feira (16) a versão digital do RGA (Registro Geral do Animal) para os pets que vivem na capital. A identificação, obrigatória na cidade desde 2001, é emitida gratuitamente, havendo agora a disponibilidade da versão digital.

O RGA é timbrado e numerado, apresentando, além dos dados do animal, informações sobre o tutor. O serviço, oferecido pela Cosap (Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico), funciona como uma carteira de identidade para bichos de estimação e é emitido para cães e gatos com idade superior a 3 meses. O animal registrado recebe uma plaqueta com o número do registro correspondente e deve usá-la permanentemente presa à coleira.

O RGA eletrônico é mais um incentivo para a identificação dos animais do município. “É fundamental que os tutores façam o RGA e mantenham a plaqueta de identificação em seus cães e gatos. Muitos animais perdidos ou roubados puderam reencontrar sua família porque estavam com a plaqueta de identificação presa na coleira”, afirmou a coordenadora da Cosap, Analy Xavier.

Para fazer o documento, são necessários RG e CPF do tutor, comprovante de residência atualizado em nome do tutor (emitido nos últimos 90 dias), foto do animal e comprovante de vacinação contra a raiva, quando houver. A solicitação pode ser feita online, por meio do Portal SP156.

Para o munícipe que preferir, o serviço também poderá ser solicitado presencialmente. Nesse caso, deve-se comparecer a uma das praças de atendimento da prefeitura e apresentar os documentos necessários. Na forma presencial, é preciso agendar horário em uma das 17 praças de atendimento municipais. Mais informações pelo telefone 156.