Manaus – O vereador Rodrigo Guedes (PSC) entrou com uma ação na Justiça pedindo o cancelamento de festas de fim de ano e do Carnaval em Manaus. O assunto gerou discussões na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta segunda-feira (29).

A ação ajuizada pelo vereador traz como justificativas uma possível nova onda da pandemia causada pela variante “Ômicron” e o cancelamento do Réveillon e do Carnaval de 2022 em outras cidades do Brasil.

Entre as discussões dos parlamentares, alguns disseram ser melhor aguardar até as proximidades do fim do ano para que uma decisão seja tomada. Outros decidiram voltar atrás na decisão de realização das festas e outros apoiam os eventos.

O pedido feito pelo vereador na ação judicial é de suspensão imediata das festas de fim de ano sob pena de multa diária de meio milhão de reais.

A ação popular está sob analise da juíza Etelvina Lobo Braga, da 3ª Vara da Fazenda Pública e não tem prazo determinado para o resultado.

Réveillon e Carnaval em Manaus

Em agosto, a Prefeitura de Manaus afirmou que grandes eventos, como Natal, réveillon, Carnaval, entre outros, só voltarão a ocorrer na cidade após 70% da população acima dos 18 anos receber as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Em outubro, o governo informou que havia iniciado negociações com a Prefeitura de Manaus para a realização do réveillon e do Carnaval de 2022. Uma queda significativa nos números de casos, internações e óbitos em decorrência da doença seria o motivo para a realização, segundo o governador Wilson Lima.

No início do mês, a Prefeitura de Manaus anunciou que a festa de Réveillon em Manaus terá como atração nacional o cantor Luan Santana e os artistas do segmento gospel Fernandinho e Leonardo Gonçalves.

De acordo com o anúncio, o show de Luan Santana acontecerá na Ponta Negra e a apresentação gospel será no entorno da Arena da Amazônia.

Ambos os locais funcionarão com lotação máxima de 50% da capacidade e terão como exigência a apresentação do comprovante de vacinação com as duas doses ou dose única da vacina contra Covid.