Manaus – O senador Omar Aziz (PSD) disse que apresentará, nesta semana, no Senado Federal, proposta para conceder à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) poderes para impor medidas sanitárias. Segundo ele, com essa medida, a agência poderá decidir se o Brasil pode ou não receber voos de países que registram novos surtos da Covid-19.

A apresentação da proposta ocorre no contexto do avanço da quarta onda da Covid-19 em países europeus e o surgimento da variante ômicron do novo coronavírus, identificada primeiro por cientistas da África do Sul. Nesta segunda-feira (29), a OMS (Organização Mundial da Saúde) informou que a cepa apresenta “risco muito elevado” para o planeta.

“Em caso como esse, por exemplo, que surge uma nova variante, nós não podemos depender do presidente estar de plantão. Nós dependemos de quem cuida da vigilância sanitária do Brasil, que é a Anvisa. É ela que determina se [o Brasil] deve ou não receber voo de um país que tem esse tipo de problema, como está tendo agora”, disse Aziz.

O parlamentar citou que na última sexta-feira (26) o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que uma nova onda da Covid-19 estava a caminho, mas descartou fechar os aeroportos. Conforme Aziz, à noite, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, anunciou que o Brasil fecharia as fronteiras aéreas para seis países da África a partir desta segunda-feira (29).

Aziz reclamou da contradição no governo e disse que cabe a Anvisa determinar o que deve ser feito nos aeroportos em situações como a atual. “Quando surgiu essa ômicron, o presidente passou o dia todinho dizendo que não ia fechar aeroporto, nem nada. De noite, o chefe da Casa Civil disse que ia ser feito. Fala uma coisa a tarde, e de noite é outra”, disse Aziz.

O senador afirmou que ainda não conversou com colegas sobre a proposta, mas que espera que ela receba apoio da maioria. “Eu espero que sim [tenha apoio dos colegas]. Porque se trata de uma medida em que a gente procura evitar do mal maior, como aconteceu em Manaus. Quando chegou aqui, chegou por onde?”, afirmou Omar.