PORTUGAL – O governo de Portugal identificou 13 casos na variante Ômicron do coronavírus, detectada inicialmente na África do Sul, todos eles em jogadores de um time de futebol sediado em Oeiras, na região metropolitana de Lisboa. A Escócia também confirmou seis infecções causadas pela nova cepa, que já está presente em cinco continentes.

“Isso sugere que já pode haver alguma transmissão comunitária dessa variante”, disse Sturgeon.

Em Portugal, o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge informou que um dos infectados é um jogador que viajou recentemente à África do Sul, onde a nova variante foi descoberta. Como os outros não foram ao país, também podem se tratar de casos de transmissão local.

Todo o grupo está em isolamento, bem como as pessoas com quem os jogadores tiveram contato, independente do esquema vacinal completo ou do nível de exposição ao vírus.

Um porta-voz do clube afirmou nesta segunda-feira (29), que 44 pessoas estão isoladas em casa e “dois ou três jogadores e dois ou três funcionários apresentam sintomas, mas nada muito grave”. “Os demais estão assintomáticos”.

O time entrou em campo pela última vez no sábado, em um jogo contra o Benfica, escalando apenas nove jogadores. Entre eles, dois goleiros, com um atuando na linha.