PERU – Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a Amazônia peruana neste domingo (28), informou o Centro de Sismologia do Instituto Geofísico do Peru. Tremores foram sentidos também em estados da região Norte do Brasil, como Amazonas e Acre, relataram usuários das redes sociais.

O centro sismológico do Instituto Geofísico do Peru (IGP) disse que o terremoto teve uma profundidade de 131 quilômetros e que o epicentro estava a 98 quilômetros da cidade de Santa Maria de Nieva, uma região pouco habitada, na província de Condorcanqui.

A grande profundidade do terremoto na amazônia peruana fez com que a onda expansiva fosse maior e afetasse quase metade do país, na zona norte e central, incluindo regiões costeiras e andinas como Cajamarca, Piura, Tumbes, Lambayeque, Ancash e Lima.

A Defesa Civil informou que até o momento foram registrados dez feridos, 175 pessoas afetadas e 11 casas destruídas na região que foi o epicentro do tremor.

“Toda a minha solidariedade ao povo do Amazonas pelo forte terremoto que aconteceu. Pedi aos ministérios e diferentes instâncias do Executivo que mobilizem ações imediatas”, disse o presidente peruano Pedro Castillo no Twitter.

“Não estão sozinhos, irmãos. Apoiaremos os afetados e agiremos diante dos danos materiais”, acrescentou o presidente antes de visitar o local do epicentro.

Nas redes sociais, manauaras também relataram ter sentido o tremor. Cachoeirinha, Vieralves, Parque Dez e Adrianópolis estão entre os bairros onde internautas dizem ter sentido a sensação, ocasionada pelo terremoto no Peru. O mesmo ocorreu em cidades do Acre. Entretanto, não há relatos de feridos e danos materiais na região.