ESTADOS UNIDOS – A Justiça do estado do Texas, nos Estados Unidos, condenou Lee Price III, de 30 anos, a 9 anos de cadeia por ter captado dinheiro de empréstimos emergenciais durante a pandemia de Covid-19 para comprar um Lamborghini, um carro de luxo italiano.

Caso semelhante ao que aconteceu no ano de 2020, onde um homem foi preso na Flórida, nos Estados Unidos, por fraudar a conta bancária e fazer e fazer falso testemunho a uma instituição de crédito. Ele conseguiu 3,9 milhões de dólares (20 milhões de reais) por meio do pacote de recuperação econômica chamado Coronavirus Aid, Relief, and Economic Security Act (Cares Act), auxílio do governo americano destinado a pequenas empresas afetadas pela pandemia da Covid-19.

Lee Price recebeu US$ 1,6 milhão em empréstimos do Programa de Proteção à Folha de Proteção, que o Legislativo dos EUA havia aprovado em março de 2020 para auxiliar empresas afetadas pela pandemia.

A empresa de Price não tinha nenhum histórico de fazer pagamentos de salários, mas ele conseguiu o dinheiro mesmo assim. De acordo com a Justiça dos EUA, ele comprou: um carro do modelo Urus da Lamborguini; um carro do modelo F-350 da Ford; e um relógio da marca Rolex.

O advogado de Price, Tom Berg, disse que o cliente dele se declarou culpado sem exigir algo em troca, como redução de pena. “Price espera que outros aprendam com sua avaliação de que não há dinheiro fácil”, disse Berg por e-mail.

Mais de US$ 700 mil foram recuperados, segundo os promotores.