MANAUS – O vereador Rodrigo Guedes (PSC) entrou com uma ação na Justiça pedindo o cancelamento de festas de fim de ano e do Carnaval em Manaus. O assunto gerou discussões na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta segunda-feira (29).

O parlamentar justifica que a decisão se deve pelo risco de uma terceira onda da pandemia causada pela variante “Ômicron”. Caso não seja feita a suspensão das festas, a multa pode chegar a meio milhão, conforme pedido do vereador. 

“Nós temos o risco de uma terceira onda aqui na nossa cidade. A Europa está vivendo uma terceira onda. São seres humanos iguais a nós. Se vacinaram e mesmo assim o continente está com graves problemas sanitários. Então, por quê vamos colocar a sociedade em risco?”, disse.

No entanto, o vereador William Alemão (Cidadania) lembrou que a festa do final do ano gera 24 mil empregos, conforme dados do município e, por isso, defende que o Réveillon seja realizado.

Vereadores membros da base de apoio ao prefeito David Almeida (Avante), como Sandro Maia (DEM), também saíram em defesa da realização do Carnaval, destacando que a produção da festa deve ser feita com cautela e responsabilidade.

Dados divulgados pelo órgãos de Saúde do Estado indicam que o registro diário de novos casos de Covid-19 em Manaus aumentou 66% nos últimos 14 dias.

A capital amazonense vinha com uma média de 15 casos por dia e saltou para 25 em duas semanas.

A ação popular está sob analise da juíza Etelvina Lobo Braga, da 3ª Vara da Fazenda Pública e não tem prazo determinado para o resultado.