Brasil – Um policial militar de São Paulo foi afastado de suas atividades na rua após ser flagrado arrastando um homem negro algemado a sua moto . O caso ocorreu por volta das 11h desta terça-feira (30) na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na Zona Leste da capital paulista.

O vídeo foi gravado por pessoas que passavam de carro naquele momento e gerou acusações de racismo e abuso de poder. A Polícia Militar (PM) informou que, alem de afastar o policial, abriu um inquérito para apurar sua conduta. Em nota, a PM informou que “repudia tal alto” e que é “implacável” contra desvios de conduta.

Segundo boletim de ocorrência registrado no 56º DP (Vila Alpina), o homem foi perseguido após tentar fugir de uma blitz na avenida. Ele bateu a moto que dirigia em uma ambulância, jogou uma mochila que carregava no chão e continuou a fuga a pé. Após ser alcançado pelos policias, foi algemado e amarrado a uma moto.

Foi, então, que motoristas que passavam pelo local filmaram a cena em que ele caminha atrás da moto do policial, sendo puxado.

Como havia 11 tabletes de maconha na mochila, o homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas e por dirigir sem habilitação.

Os nomes do PM e do suspeito não foram revelados.

“A Polícia Militar, imediatamente após tomar ciência das imagens, determinou a instauração de um inquérito policial militar para apuração da conduta do referido policial e o seu afastamento do serviço operacional”, informou a PM, em nota. “A Polícia Militar repudia tal ato e reafirma o seu compromisso de proteger as pessoas, combater o crime e respeitar as leis, sendo implacável contra pontuais desvios de conduta”, informa o comunicado da corporação.

Veja o vídeo: