MANAUS – Cerca de 48% dos internados por covid-19 em Manaus não tomaram nenhuma dose da vacina contra a doença, é o que revela os dados da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), divulgados na quarta-feira (1º).

De acordo com o boletim da FVS, dos 52 pacientes internados na capital do Amazonas, 25 não tomaram nenhuma dose da vacina, representando os 48% do total de internados.

O número é preocupante e mostra a importância da vacinação contra a Covid no momento em que o país têm dois casos confirmados da variante ômicron, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um risco muito alto para o planeta.

Além disso, 13 pessoas, que também estão internadas, só tomaram uma dose do imunizante. Elas representam cerca de 25% do total de internados. Já as outras 14 pessoas, são os 27% do total de internados, que tomaram as duas doses do imunizante ou a dose única da Janssen.

Vale ressaltar que nenhuma vacina possui eficácia absoluta contra o vírus. Por isso, é importante manter os cuidados em relação a doença, como o uso da máscara e o distanciamento social, até que o estado alcance mais de 70% da população totalmente vacinada, para que aí sim diminua a circulação do vírus entre as pessoas.

O vacinômetro da Prefeitura aponta que apenas 59% da população da cidade concluiu o esquema vacinal, seja com a segunda dose da vacina ou a dose única da Janssen. O número, apesar de bom, ainda não é o considerado ideal para iniciar flexibilizações, como, o uso de máscaras ou o fim do distanciamento social.