BRASIL – O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou, nesta quinta-feira (2), que pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a redução de cinco para quatro meses na aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

Na avaliação do prefeito, a medida, além de conter o avanço da pandemia, pode auxiliar na proteção à nova variante do coronavírus, a Ômicron.

Em Nova York, onde cumpre agenda com o governador João Doria, o prefeito também afirmou que apontou à Anvisa e ao Ministério da Saúde a importância de ter controle nas fronteiras do país.

A dose de reforço tem sido adotada no país para reforçar o sistema imunológico da população. A expectativa atual do Ministério da Saúde é vacinar toda população adulta com a terceira dose até maio de 2022.

A intenção do prefeito é que o governo federal passe a exigir o comprovante de vacinação para viajantes em trânsito pelo Brasil. O governador do estado tem feito o mesmo apelo às autoridades federais.

“Conversei com o governador João Doria hoje pela manhã sobre a necessidade de antecipar a dose extra. Já fiz o pedido ao Ministério da Saúde e à Anvisa para que tomem esse direcionamento. Estamos aguardando resposta. É um momento de cautela, mas acredito que é uma medida importante neste momento”, disse Nunes.