REINO UNIDO – Ao menos uma pessoa morreu no Reino Unido vítima da variante ômicron do coronavírus, afirmou nesta segunda-feira (13) o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que fez um alerta contra a crença de que a nova cepa é menos mortal que as anteriores, e fez um apelo a favor da vacinação.

“Infelizmente, sim, a ômicron está gerando hospitalizações e, infelizmente, pelo menos um paciente teve a morte por ômicron confirmada”, disse ele, durante uma visita a um centro de vacinas em Paddington, oeste de Londres.

“Acho que a ideia de que esta é de alguma forma uma versão mais branda do vírus, acho que é algo que precisamos deixar de lado e apenas reconhecer o ritmo com que ele acelera pela população. Portanto, a melhor coisa que podemos fazer é obter nossos reforços”, disse Johnson.

De acordo com o ministro da Saúde do Reino Unido, Sajid Javid, a variante, identificada inicialmente na África do Sul, se espalha a um “ritmo fenomenal” e já responde por cerca de 40% das infecções em Londres.

Ontem, Johnson afirmou que um “maremoto” de ômicron está prestes a atingir o país. E o governo afirmou que se não forem adotadas medidas, um milhão de pessoas poderão ser infectadas pela nova variante até o fim de dezembro.

Somente ontem, 1.239 novos casos da ômicron foram confirmados no país, elevando o total detectado para 3.137 – 65% a mais que os 1.898 acumulados até o dia anterior. O Reino Unido detectou os primeiros casos da variante no país em 27 de novembro.

Cientistas afirmam que a ômicron, muito mais transmissível que outras cepas, é capaz de infectar pessoas que receberam duas doses de vacina.

Brasil tem 11 casos confirmados

O estado de São Paulo confirmou na noite de ontem o quinto caso da variante ômicron, o primeiro fora da capital. Segundo o governo paulista, a paciente é uma mulher de 40 anos, da cidade de Limeira, que foi completamente vacinada e tem apenas sintomas leves: tosse, dor de cabeça e coriza. Ela está em isolamento domiciliar e separada do marido e do filho, que tiveram resultado negativo no exame para a doença.

Com a atualização, o total de infecções pela nova cepa do coronavírus no Brasil chega a 11 — cinco casos em São Paulo; dois em Goiás; dois no Rio Grande do Sul e dois no Distrito Federal.

A nova cepa foi classificada como “preocupante” pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A decisão foi baseada na evidência científica de que a variante tem muitas mutações que influenciam no comportamento do vírus.

Além de vacinação completa e de reforço quando oferecido, a orientação para evitar infecções continua a mesma para todas as variantes: manter distanciamento, lavar as mãos, usar máscara de forma adequada (cobrindo nariz e boca), lavar as mãos e evitar lugares fechados ou com aglomeração.