AMAZONAS – Uma igreja católica dedicada a São Pedro foi invadida e vandalizada no município de Beruri (AM). Na ocasião, imagens religiosas de Nossa Senhora Aparecida e de São Pedro foram destruídas. O crime foi descoberto na última terça-feira (21), quando líderes religiosos foram até a capela e encontraram o templo destruído.

Nada foi roubado, o que indica que os atos se tratam de intolerância religiosa e profanação de espaços sagrados. Segundo o padre Delaci Araújo, responsável pela igreja, os criminosos tiraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida de uma redoma de vidro, arrancaram a coroa e o manto da santa e cortaram a cabeça e as mãos da imagem. A imagem de São Pedro foi quebrada no pescoço, mas por contar com uma armação de ferro interna, a cabeça do santo ficou pendurada.

“As duas imagens quebradas foram colocadas em cima da mesa do altar. O sacrário foi aberto e as hóstias consagradas foram derramadas em cima da mesa da credencia. Depois, por um buraco feito no forro, entraram para a sala da sacristia, onde tiveram acesso ao cálice, ambulas, alfaias, ostensório, galhetas que foram jogadas pela janela. A água benta foi derramada”, detalhou o padre.

Portas e janelas da igreja também foram arrombadas, um ventilador de parede foi arrancado e pendurado em uma das entradas da capela. A missa de Natal, no dia 25 de dezembro, foi transferida para outra igreja após o crime.

“Estamos em oração. Já tinham acontecido vários arrombamentos e assaltos em nossas capelas, mas um ato de entrar em uma igreja para profanar, sem furto, aqui foi a primeira vez. Total repúdio da nossa igreja, total repúdio da nossa comunidade católica a esse tipo de pessoas que fizeram isso. Lamentamos profundamente e exigimos que quem fez isso possa reparar não só o dono material, como o dano na fé”, disse o padre.

Na quarta-feira (22), foi realizado o registro do Boletim de Ocorrência na 80ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Beruri, e o caso é investigado pela Polícia Civil. Até o momento não há informações de suspeitos.