SÃO PAULO – O vídeo de um professor vestido com uma roupa que remete à Ku Klux Klan (KKK) — grupo extremista que defende a supremacia branca — caminhando no pátio de uma escola pública de Santo André, São Paulo, viralizou nas redes sociais nesta segunda-feira (20).

Segundo os alunos, a cena foi registrada na Escola Estadual Amaral Wagner no dia 9 de dezembro, quando estudantes do terceiro ano do Ensino Médio organizaram um desfile de fantasias no local. O docente foi afastado.

Em comunicado, o diretor da unidade Wagner Luiz Bonifácio dos Santos também afirma que o professor se desculpou com a escola e os colegas e reconheceu que foi “infeliz” ao usar a vestimenta.

“Cabe informar que ele foi o único docente da escola que trabalhou em forma de painéis a temática antirracista com cem personalidades negras em um projeto de sua disciplina”, completou Santos.

O diretor também afirmou que após o ocorrido a escola vai introduzir em sua grade tópicos relacionados a ações antirracistas, em temática que já é contemplada, mas que será intensificada nos projetos permanentes de fim de ano dos alunos.

Após a repercussão do caso, a Secretaria Estadual de Educação abriu apuração preliminar e afastou imediatamente o professor envolvido.

Já a Prefeitura de Santo André, também por meio de nota, disse repudiar esse tipo de ação e que “as medidas diante do ocorrido, por se tratar de uma escola da rede estadual, cabem à Diretoria de Ensino”.