AMAZONAS – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) atualizou os números de casos de Influenza no Amazonas. Segundo a FVS, o estado contabiliza 1.066 casos da doença.

O número é resultado do processamento de 9.093 amostras pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), desde o início de novembro até esta quinta-feira (30), representando uma positividade de 11,7% da doença.

O estado passa pelo período sazonal para a ocorrência de vírus respiratórios que geralmente crescem durante o período chuvoso, entre novembro e maio.

De acordo com o levantamento do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, dentre as 1.066 amostras positivas para Influenza, todas foram positivas para Influenza A, sendo 86% (917/1.066) dos casos positivos para Influenza A (H3N2). Houve ainda 1 caso positivo para Influenza A H1N1.

O balanço aponta ainda o registro de quatro óbitos por Influenza A H3N2 em Manaus, dos quais três homens, na faixa etária de 58 a 74 anos, com comorbidades; e uma mulher, de 90 anos.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta a sensibilidade da rede de saúde, que segue em alerta para os casos de Influenza. “Todas as unidades de saúde da capital e do interior estão abastecidas com o medicamento de tratamento contra a Influenza antiviral Tamiflu. Caso algum município precise de reforço, a FVS-RCP está liberando de forma imediata”, afirma Tatyana.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), a população deve ficar atenta caso apresente sintomas gripais e procurar atendimento médico em unidade de saúde mais próxima, dependendo da gravidade dos sintomas. Em caso de febre, dores no corpo de forma leve, corizas, o paciente deve procurar inicialmente uma unidade básica mais próxima. Caso o quadro seja um pouco mais grave, como falta de ar, cansaço e outros sintomas associados, deve-se buscar um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).