BORBA – O prefeito de Borba, Simão Peixoto (PP), usou as redes sociais nesta quarta-feira (29), para informar que não pagará o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para a classe da educação.

Em uma live no Facebook, o chefe executivo critica as manifestações feitas pelos profissionais da educação e explica o motivo pelo qual não liberou o pagamento do Fundeb. “Tem muitas pessoas no município de Borba que são felizes, amadas e que vivem trabalhando, mas outras que não são assim, querem fazer o mal e por isso ficam organizando ataques contra a Prefeitura”, disse.

O parlamentar lembrou que, de acordo com dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Borba recebeu R$ 32,2 milhões, o que não justifica a ausência da transferência para os profissionais do magistério.

“Todos falam que a Prefeitura de Borba recebeu 32 milhões, mas será que muitos não sabem que pagamos a folha de pagamento dos professores todos os meses?”, questionou.

Simão ficou “famoso” este ano após resolver diferenças políticas com um adversário no octógono, durante uma luta de MMA que viralizou nas redes sociais e causou aglomeração.

Segundo o prefeito, Borba possui 912 professores na rede municipal que tiveram seus salários pagos normalmente durante a pandemia, diferente de outros municípios.

“Tem municípios que não alcançaram a marca de 70% do quadro de professores e por isso sobrou dinheiro no caixa e agora eles estão promovendo o abono salarial. Mas esse não é o caso de Borba”, comentou.

Minutos depois Simão Peixoto voltou atras na sua fala e disse que após pagar o último salário de 2021 dos servidores públicos, será feito o fechamento das contas anuais da gestão e caso o Executivo não atinja o montante pago a 70% dos professores será feito o rateio aos profissionais da educação.

“Tenham paciência, nós faremos a prestação de contas e caso for possível nós iremos pagar o abono, o dinheiro é do povo. Todo mundo tem o direito de se manifestar, nossa gestão não agrada a todos, mas nossa parte nós estamos fazendo”, pediu o prefeito.