BRASIL – Um grupo de aproximadamente 30 pessoas promoveu, na manhã desta terça-feira (4), um protesto contrário à vacinação de crianças contra a Covid-19. A manifestação ocorreu em frente à sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), onde ocorre a audiência pública do governo federal sobre o tema.

Entre os participantes do protesto, estavam crianças, que seguravam cartazes com os dizeres: “Eu não sou cobaia”. Além disso, manifestantes seguravam faixas contrárias ao passaporte da vacina. O grupo também contava com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A audiência pública sobre vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19 conta com representantes do Ministério da Saúde e com a participação de profissionais de associações médicas.

O objetivo da audiência é apresentar os resultados da consulta pública finalizada em 2 de janeiro sobre vacinação infantil contra Covid-19. De acordo com a secretária Extraordinária de Atenção à Covid, Rosana Leite de Melo, foram colhidas contribuições de 99,3 mil participantes.

Segundo Rosana, a maior parte dos respondentes concordou que a imunização de crianças não deve ser obrigatória. Além disso, o público opinou que crianças com comorbidades devem ser priorizadas no processo.

O uso de doses pediátricas da vacina Pfizer foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 16 de dezembro de 2021. No entanto, apesar do aval do órgão regulador, cabe ao Ministério da Saúde adquirir o imunizante e incluir o público infantil no Programa Nacional de Imunizações (PNI).