BRASIL – Insistindo em seu discurso negacionista e antivacina, Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar a vacinação de crianças com idades entre 5 e 11 anos contra a Covid-19 no Brasil.

Ele afirmou que a Pfizer, farmacêutica que produz os imunizantes voltados para esta faixa etária, não se responsabiliza por possíveis efeitos colaterais e que o número de mortes de crianças provocadas pela doença “é quase zero”.

Bolsonaro mente ao afirmar tal dado. Na realidade, o Brasil está bem distante do “zero”, e já registra 324 mortes de crianças nesta faixa etária desde o início da pandemia, destas, 65 tinham apenas 5 anos.

“As crianças podem contrair o vírus, sim, mas quase não sentem. Óbito é quase zero”, disse Bolsonaro à Rádio Sarandi, do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (10).

O chefe do Executivo, que é contrário à imunização, também afirmou que os pais é que irão decidir se seus filhos serão imunizados ou não. A vacinação de crianças foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a previsão do Ministério da Saúde é que as primeiras doses cheguem ao Brasil ainda nesta semana.