Um cirurgião do Reino Unido perdeu o registro médico após gravar suas iniciais nos fígados de dois pacientes durante a realização de um transplante.

Simon Bramhall confessou a marcação usando a máquina de feixe argônio, utilizada para conter sangramento.

Em dezembro de 2020, o médico foi suspenso por cerca de cinco meses, entretanto, após a decisão inicial, o Tribunal de Profissionais Médicos do país considerou que o ato afetou a confiança dos pacientes nos médicos e foi considerado como arrogante. A exclusão do registro de Bramhall foi uma sanção adotada pelo tribunal como apropriada e proporcional, por causar dano emocional nos pacientes marcados pelas iniciais S.B. “O ataque físico de dois pacientes vulneráveis enquanto inconscientes em um ambiente clínico, um dos quais sofreu danos emocionais significativos e duradouros, mina seriamente a confiança dos pacientes e do público na profissão médica e inevitavelmente traz a profissão como um todo em descrédito”.

O cirurgião relatou que a atitude foi uma maneira de aliviar a tensão após transplantes difícies, de acordo com o jornal “The Guardian”.

O caso aconteceu em 2013 no Hospital Queen Elizabeth de Birmingham. As iniciais foram descobertas durante uma outra operação que o paciente transplantado foi submetido.