Manaus – A vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 terá início na capital na próxima segunda-feira (10). Serão quatro locais disponíveis para a aplicação dos imunizantes, sendo eles o Parque da Cidade da Criança, na zona Sul; Clube do Trabalhador do Sesi, na zona Leste; Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na zona Oeste e Shopping Via Norte, na zona Norte.

Esses locais serão exclusivos para a vacinação de crianças, não havendo outros tipos de vacina para a mesma faixa etária ou imunização dos demais públicos.

A meta é de vacinar 90% da população de 5 a 11 anos residente em Manaus que, de acordo com projeção do MS, totaliza 260.721 crianças. A vacina utilizada será a Pfizer pediátrica, única autorizada para esta faixa etária no país, com diferenciação para a Pfizer aplicada no público de 12 anos ou mais.

O primeiro grupo a ser vacinado é o de crianças com deficiência permanente e as que têm comorbidades. Após eles, serão vacinadas as crianças indígenas e quilombolas. O terceiro grupo será o das que vivem em instituições de longa permanência (abrigos e orfanatos); Após a vacinação destesgrupos, a vacina passa a ser oferecida de acordo com a idade, sendo uma idade por vez.

Para o público infantil, um protocolo foi montado. Após a vacinação da criança, ela deve ser observada por cerca de 20 minutos, para caso haja reações, o que torna o ritmo mais lento.

A criança deverá estar saudável e não pode ter recebido nenhuma outra vacina nos 15 dias anteriores. Pais ou outros responsáveis precisarão levar ao ponto de vacinação três documentos do menor: certidão de nascimento ou um documento original com foto; cartão nacional do SUS ou CPF, e a caderneta de vacinação. No caso das crianças com comorbidades, deve ser apresentado laudo médico.