AMAZONAS – Manaus tem 221 pessoas internadas com Covid-19, conforme boletim dessa sexta-feira (14), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP). Dessas, 149 não tomaram nenhuma dose da vacina ou não completaram o ciclo vacinal, ou seja, 67,42% do total de hospitalizados.

No começo da semana,o secretário de saúde, Anoar Samad, postou um vídeo nas redes sociais chamando atenção para a porcentagem.

“Percebam que as pessoas não vacinadas complicam e necessitam ainda mais de leitos do que as pessoas que estão vacinadas. A vacina é a única arma que nós temos pra combater esse vírus. Contra números não existem argumentos”, disse.

Dos 182 de internados com Covid em leitos clínicos, 106 não tomaram nenhuma dose da vacina e 19 só tomaram a primeira dose. Dos 39 internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 22 não são vacinados e 2 só tomaram a primeira dose.

Na capital, outras seis pessoas estão internadas na sala vermelha, mas não tiveram a situação vacinal divulgada. O g1 questionou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre os dados e aguarda retorno.

Os diagnósticos de Covid voltaram a crescer no Amazonas desde novembro. Na sexta feira (14), foram 2.782 novos casos nas últimas 24 horas e o número de vidas perdidas chegou a 13.856. Com isso, o estado voltou a ter restrições e eventos com mais de 200 pessoas foram cancelados, além de cruzeiros, festas e blocos de Carnaval.

Na última semana, Manaus voltou a enfrentar uma sobrecarga de atendimentos em hospitais, após uma nova explosão de casos de Covid e síndromes gripais. Hospitais particulares anunciaram a suspensão temporária de alguns serviços.

O Governo Estadual já articula a abertura de novos leitos para atender a demanda. Com isso, o Estado e o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) irão disponibilizar mais 74 leitos – 54 clínicos e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – que estão desocupados na unidade.

Desde o início da pandemia, já são mais de 441 mil casos confirmados da doença no estado, e mais de 13,8 mil vidas pela doença.