MANAUS – O fuzil Taurus, modelo T4, utilizado em um ataque à viatura da Polícia Militar (PM), que transportava detentos para uma audiência de custódia, no último dia 6 de janeiro, em Manaus, desapareceu misteriosamente do Depósito Público do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

A ação contra o veículo da PM resultou no ferimento de uma policial e na morte de dois dos três detentos que estavam na viatura: Matheus Danilo Barros Dias, 24 anos, e Antônio Marlon Silva dos Santos, 48 anos. Patrick Reis de Sena, 28 anos, teve ferimentos e está internado. O atentado ocorreu em uma das avenidas mais movimentadas de Manaus, a André Araújo, na Zona Centro-Sul.

Para o Juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas a suspeita do extravio do armamento dentro do Poder Judiciário pode colocar em cheque a credibilidade da instituição.

O magistrado narrou que o fuzil chegou ao depósito do TJAM no dia 25 de novembro de 2021 e sumiu no dia seguinte. A arma é do tipo T4, da marca Taurus, calibre 556mm. No ofício do juiz da 1ª Vara Criminal, há informações de que as câmeras de segurança do tribunal não conseguiram registrar o desaparecimento da arma.

De acordo com o ofício assinado pelo juiz, a descoberta de que a arma não estava nas dependências do TJAM ocorreu quando oficiais de justiça foram ao depósito cumprir um pedido de restituição de bem apreendido, formulado por Adilson Borges dos Santos, que afirmou ser proprietário da arma em questão. O armamento foi apreendido após ser roubado.

O presidente do Tribunal, desembargador Domingos Chalub, afirmou que há uma sindicância interna em andamento junto à Corregedoria para apurar os fatos. O processo segue sob segredo de justiça e poderá ter desdobramentos ao longo dos próximos dias. Na corregedoria do Tribunal de Justiça do Amazonas, a investigação está sob status “administrativo” e não criminal.