MANAUS O segundo Centro Municipal de Testagem para Covid-19 começa a funcionar nesta quarta-feira (19), no Centro de Convenções Vasco Vasques, Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

Com funcionamento de segunda a sábado, das 9h às 19h, a unidade vai ampliar o acesso ao diagnóstico das pessoas com sintomas gripais.

Com a abertura do serviço, passam a ser dois os grandes centros de testagem para Covid-19 na capital. O primeiro foi inaugurado no Studio 5, Japiim, zona Sul, no último dia 12, onde já foram realizados mais de 14 mil testes.

O novo Centro de Testagem vai contar com 40 estações de notificação, para atendimento inicial do usuário; e com 20 estações de coleta. A capacidade de realização de testes será similar à do Studio 5, ou seja, 200 por hora, incluindo coleta da amostra, testagem e emissão de resultado.

O atendimento médico será feito por uma equipe de 14 profissionais e dois pontos de atendimento farmacêutico também estarão disponíveis para a entrega dos medicamentos prescritos.

A assistência médica e farmacêutica será prestada aos pacientes com resultado positivo e aos que, mesmo com resultado negativo, apresentem sintomas clínicos de influenza. O tipo de teste utilizado é o teste rápido de antígeno, feito com amostra de nasofaringe, coletada por via nasal, com swab (espécie de cotonete), com a entrega de resultado entre 15 e 20 minutos.