O escritor bolsonarista Olavo de Carvalho faleceu, aos 74 anos, na noite de segunda-feira (24). A notícia da morte foi comunicada pela família nas redes sociais do autor.

Segundo a postagem no Twitter, o escritor, que foi uma influência para a família Bolsonaro nas eleições, estava hospitalizado na região de Richmond, no estado da Virgínia (EUA).

A causa da morte não foi divulgada. Olavo de Carvalho foi diagnosticado com Covid-19 em 16 de janeiro. Entre julho e agosto do ano passado, foi internado três vezes no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor). Ele é cardiopata e, nesse período, foi submetido a diversos tratamentos, uma cirurgia na bexiga e um cateterismo de emergência.

Em abril do mesmo ano, o escritor foi internado nos Estados Unidos para tratar de problemas respiratórios.

No dia 9 de novembro, ainda internado, Olavo recebeu uma intimação para depor num inquérito sobre a existência de milícias digitais. Logo depois disso, ele deixou a clínica sem avisar e voltou para os Estados Unidos.

Autointitulado professor de filosofia e apoiador do conservadorismo, o escritor deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.