AMAZONAS – A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que, as visitas presenciais nas unidades prisionais do Amazonas estão suspensas, a partir desta quarta-feira (26) até o dia 2 de fevereiro, devido ao avanço do número de casos de Covid-19 no estado.

Nesse período, os contatos serão realizados na modalidade virtual. Estão suspensos também os agendamentos de novos cadastros de visitantes.

AVANÇO DA COVID NO AMAZONAS

Um ano após ver seu sistema de saúde colapsar, o Amazonas bateu o recorde de infectados por Covid-19 em 24 horas, na última quarta-feira (19).

A FVS (Fundação de Vigilância Sanitária), ligada ao governo estadual, informou que foram diagnosticados 7.505 novos casos da doença. O estado registra aceleração da infecção, com tendência de aumento desde a semana passada.

O recorde anterior ocorreu em 20 de janeiro de 2021: 5.009 casos. Na época, o estado enfrentava um cenário de hospitais com falta de oxigênio e recordes de mortes.

O cenário é visto com preocupação pelas autoridades. O número de internados em leitos clínicos e de UTI vem aumentando e já representa uma ocupação 100% maior que a anterior à explosão de infecção no estado, segundo o secretário estadual de Saúde, Anoar Samad.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), disse que levará cerca de duas semanas para que a curva de infecção possa cair na capital. Ainda afirmou que a vacinação e a ampliação da atenção básica na cidade têm feito a diferença nesta nova explosão de casos.