BRASIL – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse que a ex-presidente Dilma Roussef não sofreu processo de impeachment devido às pedaladas fiscais, mas por ter perdido apoio político. O magistrado manifestou a opinião em um artigo de inauguração da revista do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

“A justificativa formal foram as denominadas ‘pedaladas fiscais’ – violação de normas orçamentárias –, embora o motivo real tenha sido a perda de sustentação política”, escreveu Barroso. A prévia do artigo do ministro foi obtida pelo jornal Folha de S.Paulo. A revista será lançada oficialmente no próximo dia 10.

Barroso comparou a situação da ex-presidente com o vice, Michel Temer (MDB), que a sucedeu.

“O vice-presidente Michel Temer assumiu o cargo até a conclusão do mandato, tendo procurado implementar uma agenda liberal, cujo êxito foi abalado por sucessivas acusações de corrupção. Em duas oportunidades, a Câmara dos Deputados impediu a instauração de ações penais contra o presidente”, exemplificou o ministro.

É a segunda vez que o presidente do TSE diz que Dilma foi retirada do poder por ter perdido influência política, e não por crimes, o que configura um golpe de estado. Durante um simpósio, em julho de 2021, Barroso opinou que “afastar a petista por corrupção após o que se seguiu” seria uma “ironia da história”.

“Creio que não deve haver dúvida razoável de que ela [Dilma] não foi afastada por crimes de responsabilidade ou corrupção, mas, sim, foi afastada por perda de sustentação política. Até porque afastá-la por corrupção depois do que se seguiu seria uma ironia da história”, disse o ministro, na ocasião.