MANAUS – A unidade móvel da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), conhecida como “vampirão”, estará no Shopping Ponta Negra, na próxima quinta-feira (10), das 13h às 19h, recebendo doação de sangue.

O ônibus do Hemoam estará no estacionamento L1 do shopping, localizado na avenida Coronel Teixeira, 5705, Ponta Negra. Um espaço na área interna será montado para realizar o pré-atendimento dos doadores e tirar dúvidas sobre o tema.

Pré-requisitos para ser um doador

Para ser um doador de sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade podem doar com autorização do responsável ou representante legal). Para a primeira doação, a idade limite é 60 anos.

Também é preciso pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e ter repousado ao menos seis horas na noite anterior, além de estar bem alimentado. Quem pretende doar não deve ingerir bebida alcoólica no dia anterior e é preciso evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação. No momento da triagem, é necessário apresentar documento original com foto.

Para quem teve gripe, é possível doar sete dias após o desaparecimento total dos sintomas. No caso da covid-19, são 10 dias após o fim dos sintomas.