Brasil – Prestes a embarcar para a Rússia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na manhã desta segunda-feira (14/2) que torce pela paz na região, após escalada das tensões com a Ucrânia. Para justificar a viagem a Moscou mesmo em meio à apreensão política, o mandatário citou os negócios comerciais entre os dois países e a dependência brasileira dos fertilizantes russos.

“Tem a viagem à Rússia. Sabemos do momento difícil que existe naquela região. Temos negócios com eles, comerciais. Em grande parte nosso agronegócio depende dos fertilizantes deles. Temos assuntos para tratar sobre defesa, sobre energia. Muita coisa para tratar. E o Brasil é um país soberano. Vamos torcer pela paz lá, que dê tudo certo”, disse ele a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

“A gente quer a paz, mas você tem que entender que todo mundo é ser humano aí e vamos torcer para que dê certo. Dependendo de uma palavra minha, o mundo teria paz”, concluiu Bolsonaro.

A conversa foi registrada por um canal simpático ao presidente.

Convidado pelo presidente russo, Vladimir Putin, em dezembro de 2021, Bolsonaro viaja ao país no momento mais crítico da crise na região.

Preocupada com o estreitamento de laços dos ucranianos com países ocidentais – devido à possível adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança ocidental de 30 países liderada pelos Estados Unidos –, a Rússia mantém 100 mil soldados perto da fronteira

Via: Metrópoles