AMAZONAS – Depois de 26 dias sem registrar subidas, o nível do Rio Negro aumentou na última terça-feira (15). Atualmente, as águas já estão com 23,94 metros.

Segundo a equipe responsável pela medição do Rio Negro, desde 20 de janeiro as águas entraram em repiquete – famoso efeito sanfona, quando um rio chega ao seu limite e estabiliza, mas chuvas isoladas fazem com que o nível do mesmo volte a subir – na época, o Rio Negro estava com 24,48 metros.

Segundo Valderino Pereira, um dos responsáveis pela cotação há mais de 40 anos, o evento foi causa de estranhamento. Ele revelou que nunca tinha visto isso acontecer durante o período, pois é o mês que o rio mais enche.

Comparativo

Comparando o cenário atual com o de 2021, ano que marcou a maior cheia da história, o nível está 1,45 metros abaixo do que era registrado no dia 17 de fevereiro do ano passado.

Outra coisa que deve ser levado em consideração é que, no mesmo período de 2021, não houve nenhuma diminuição no nível do Rio Negro. Além disso, o rio subia de 5 a 9 cm todos os dias. Desde o último dia 15 de fevereiro, quando voltou a subir, está enchendo de 2 a 3 cm.