AMAZONAS – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) afastou de seu quadro de servidores o professor Helder Bindá Pimenta, que ministra a disciplina de Anatomia na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), após a Polícia Federal (PF) cumprir mandados de busca e apreensão contra o professor nas dependências da universidade e em seu domicílio.

Na manhã desta terça-feira (22), agentes da PF deflagraram a Operação Plastina, com o objetivo de investigar a suspeita de tráfico internacional de órgãos em Manaus. Em nota, a PF informou que “há indícios de que foi postada uma encomenda contendo uma mão e três placentas de origem humanas, de Manaus com destino à Cingapura, cujo destinatário é um famoso designer indonésio que vende acessórios e peças de roupas utilizando materiais de natureza humana”.

Leia mais: PF realiza ‘Operação Plastina’ que investiga tráfico internacional de órgãos humanos em Manaus

Após a ação, através da Portaria Nº 339/2022 GR/UEA, o reitor Cleinaldo Costa afastou “de forma cautelar” o professor Helder, alvo da Plastina. Ainda na portaria, a UEA esclarece que o afastamento será num prazo de 30 dias, sem prejuízo financeiro ao servidor e que ele está proibido de acessar as unidades da Universidade até nova decisão.

Natural de Ouro Preto do Oeste (RO), Helder Bindá é professor concursado da UEA desde 2013. Ele é graduado em Fisioterapia, especialista em UTI e Educação Médica pela Unasp, mestre em Ciências Biomédicas pela Federal do Piauí e doutorando em Ciências Morfofuncionais- Universidade Federal do Ceará (UFC).

Se condenado, o investigado poderá responder, na medida de sua responsabilidade, pelo crime de tráfico internacional de órgãos humanos, com pena de até 8 anos de reclusão.