BRASIL – O presidente Jair Bolsonaro ordenou ao chanceler Carlos França que o ministro da Defesa, general Braga Netto, seja ouvido previamente antes de qualquer manifestação oficial do Itamaraty sobre a invasão russa na Ucrânia.

A ordem foi passada por Bolsonaro ao ministro das Relações Exteriores durante reunião fora da agenda na noite dessa quinta-feira (24/2), no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente em Brasília.

A ideia é que Braga Netto traga ao Itamaraty avaliações e ponderações de riscos, da situação militar no leste europeu, além de compartilhar informação de adidos nas embaixadas.

Na manhã desta sexta-feira (25/2), Bolsonaro se reuniu com Braga Netto e outros ministros-generais no Palácio da Alvorada, fora da agenda, para discutir o plano de evacuação dos brasileiros que estão na Ucrânia.

Além do titular da Defesa, participaram da conversa os ministros-generais Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).